sábado, 19 de novembro de 2011

Dilemas de Irene..., e de Maria, e de Teresa e de Evelyn... enfim de MÃE!


Enfim, aos pouquinhos a inspiração ( ou os assuntos/fatos?!?) voltam ao meu mundo.
Muitas coisas tem acontecido e passado aos meus olhos, as vezes rápido de mais que não dá nem tempo de formar a opinião no momento...então comecemos do começo.

PRECISO matricular meu principe numa escolinha para o ano que vem!... esse é o fato.

Problema : Qual método de ensino apoio???

Resolução : Google... brincadeirinha... resolução?! muita pesquisa e confusão kkkk

A escolha do título deste post foi a dedo... dilemas de mãe... sabe... tem certas coisas que você nunca imaginaria pesquisar ou formar opinião ou tomar uma atitude que na posição de mãe você se vê numa sinuca de bico.
Duvido que você que esteja lendo este post e não seja mãe/pai alguma vez na sua vida tenha parado para pensar em qual método de ensino foi ensinado e se era desta forma que queria ser educado ou que um dia quando tiver filhos queira este mesmo método para eles... aliás duvido que você saiba que existem muitos outros métodos de ensino diferentes do que você foi ensinado.
Infelizmente a nossa realidade brasileira só nos permite ter acesso ao que eu chamaria de doutrinação, o método tradicional de ensino adotada pela rede pública onde se aprende o ABC e a pintar as flores de cabinho verde e pétalas rosas.
Mas frente ao que tenho pesquisado e até me questionaram em uma escolinha, não é dessa forma que quero educar e nem educo desde de já.
Quero que ele tenha a liberdade de pintar e ver o mundo do jeito dele! Formando suas opiniões e se for necessário saindo do tradicional.
Mas vamos lá... pesquisei bastante (sim no google) mas minha irmã, formando-se em Letras na USP(tive que citar mas não por ser uma grande faculdade...explicarei um tantinho mais pra frente) e já com experiência em educação infantil pode me ajudar e claaaaaaaaaaaaaaro um bom boca a boca entre mãe e avós nos trouxe os questionamento e experiências.
Fui criada numa escola que não sei qual método é associado, mas posso dizer que tem bastante do construtivismo... Aprendi a pintar com os dedos, brincar no parquinho de areia, comer com a minha colher de plástico (hummmmm lembranças de infância)... enfim... aprendi que se eu quiser posso muitas coisas.
Não sei se por eu ter lembranças tão boas gostaria de que meu principe estudasse nesta mesma escola que continua no mesmo lugar e tem até algumas mesmas TIAS!... mas os tempos são outros ... a familia é outra... a situação é diferente!...
Aliás, as crianças são diferentes! E frente a isso fui enfrente... visitar juntamente com o principe as escolinhas...
Engraçado... ele gostou de todas (futuro geek da mamãe?!kkkkk), mas me coloquei no dilema materno.... e o futuro? e o desenvolvimento?
Foi aí que me deparei com os métodos de ensino e com a USP...sim!...semanas atrás... e acho que ainda está rolando... rolou uma grande manifestação na USP pelo...por.... na realidade nem sei direito pq..e é ai que a citação da USP na formação da minha irmã vem... ela diz uma coisa e todas as outras informações que recebemos da midia são contrarias e foi ESSE ponto que me fez decidir pelo o que e o que que eu estou procurando para meu filho.
Achei este site muito interessante e que pode esclarecer um pouco sobre os métodos de ensino e ajudá-lo a me entender: http://www.sobre.com.pt/metodos-de-ensino-conteudo-sobrecompt
Na realidade não me defini por um.. e sim como em várias coisas na nossa vida, acho que o perfeito seria uma mistura de alguns.
Frente a espoletagem do meu principe o ideal seria uma mistura do tradicional com o construtivista...
Ele precisa de atividades lúdicas mas tem que ser regrado, acho que uma escolinha com horário é fundamental, apesar dos seus minimos 2 aninhos...é de pequeno que se torce o rabo (ou algo desse tipo hauhauahuahuahuah), mostrar e ensinar a ver os vários ângulos de uma situação seria ideal.
Não acredito em métodos apostilados por não passarem as reais necessidades das crianças que se estão avançadas merecem atividades avançadas e se estão atrasadas merecem um método diferente ao qual se adaptem...
Enfim, será que já criei meu próprio método sem perceber?!
O fato é que ele terá que se "encaixar" em algum de qualquer forma e tomara que eu faça a escolha da maneira certa... Disse encaixar mas nessa familia de revolucionários pensantes com gênios extremamente fortes e artistas megalo criativos acho que quem se encaixa a alguém será o método a ele hauhauhauahuhauhauhau






















Um comentário:

  1. بسم الله الرحمن الرحيم نحن فى شركة الكمال تقوم بافضل انواع التنظيف العام وتنظيف الفلل بافضل انواع المواد العالميه التى تحافظ على السيراميك

    شركة الكمال
    شركة تنظيف بالطائف
    شركة تنظيف بجازان
    شركة تنظيف بحائل
    ونحن فى خدماتكم اربعه وعشرون ساعه وكل هذا بافضل الاسعار واقل التكلفة

    ResponderExcluir