quinta-feira, 15 de setembro de 2011

É assim que caminha a humanidade?

 
(...)filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de
como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores
defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter
coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém
pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da
incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo! Então,
de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, (...)                                       



O problema é que meu coração já é deles.
Santo anjo do Senhor...

É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e
aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas 'crias', que
mesmo sendo 'emprestadas' são a maior parte de nós !!!


                                                                                            Filhos são do mundo - José Saramago


Começo meu post com um texto lindíssimo de José Saramago porque esta semana foi uma semana muito incomum para mim... de muitos pensamentos e de uma porção de culpa...
O engraçado é que parece que o mundo conspirou e absorveu um pouco dessa minha instrospecção... e de repente surgem textos e videos exatamente sobre o meu pensar...
Até que ponto mãe são culpadas????
Ai então como num passe de mágica...mentira...visitando um blog mais que recomendado ( http://www.coisademae.com/ ) . Vi esse video:




E confesso sentir um certo alivio no turbilhão de pensamentos que giravam em minha cabeça e perturbavam até meu sono...


Minha fase é de imensa transição... entender perdas e ganhos não é muito fácil principalmente quando envolve um ser que nem sabe o que é isso e o que pode trazer a ele...
Sempre me cobrei muito...um dos meus defeitos... cobrei-me a perfeição - defeito e qualidade - mas como diz uma outra frase que me surgiu essa semana.."Passei a minha vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar. Ao tentar corrigir um erro, eu cometia outro. Sou uma culpada inocente." - Clarice sempre me compreendendo...


E creio que nessa frase ela compreenda todas as mães...


SIM! queremos o melhor para nossos pequenos, mas até onde o melhor para eles é também para nós????
No meu caso, creio ser no SEMPRE... quer saber... creio ser o sempre em qualquer caso!


Essa semana não aguentei... desde que eu e o pai do meu bb resolvemos nos separar, resolvi como num passe de mágica aceitar e simplesmente seguir, pois pro meu bb o tempo não para! Resolvi  "engolir" as mágoas, o desespero, as incertezas e o principal O MEDO...
Simples assim resolvi meio que inconscientemente fazer do meu pequeno o meu escudo para me esconder... 
Agora me vejo do alto da minha santa maternidade desmoronando aos pedaços por distribuir gentilezas e respeito a uma pessoa que não tem isso nem com o próprio filho...


O respeito a criança é principio!, entende - la sem subestima -lá é fundamental e fico triste quando um casal não consegue unir-se quando envolve a coisa que eles mais amam - UM FILHO!   


Maturidade chega pra todos, mas é bom te-la com todos... 
Pq pra mim serve e eu como mãe solteira TENHO q tê-la e o outro não?
Porque mães TÊM que se doar, se sacrificar e o outro não?
Porque tudo é a mãe é a mãe É A MÃE!!!???!!!


Não, não viveria sem o meu pequenino em casa...não, também não quero fugir da responsabilidades, não não e não...


O fato é... quando nasce uma mãe morre uma mulher?
E quando nasce uma mãe solteira morre a vontade de continuar a faculdade? De viajar pelo mundo? De roupas novas? De baladas com as amigas ???


Nesse mundo machista, acabo de crer que queimar sutians, Lei Maria da Penha entre outras coisas ainda é pouco perto do que antigamente se chamava CARATER e PALAVRA e que as leis direcionadas a mulher...estão direcionadas pro lado errado!


PS: SEM GENERALIZAÇÕES!!! existem SIM as exceções e conheço algumas...mas não é meu caso...infelizmente!



4 comentários:

  1. Ô Linda, não necessariamente vc terá que deixar a faculdade, deixar de viajar ou dar uma saidinha na balada, isso vai ser algo temporário, não sei se vc citou isso como exemplo ou de algo que está te afligindo neste momento.
    Com relação ao relato de sua separação, lamento mas sei que tu vai dar a volta por cima de tudo isso!
    Vou seguir seu blog, pois quero muito ver um post de vc falando de como sua vida está ficando melhor!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Oieee,

    Amei tanto o video que até chorei!!!
    É uma coisa louca mesmo a maternidade, eu nunca imaginaria que amaria alguem mais do que a mim mesma, que passaria por cima de meus instintos de sobrevivencia por amor, simplesmente amor!
    Ser mãe não é bolinho, não! São privações, batalhas, culpas, medos, angústias, ansiedades.... sentimentos que nos assombram!
    Mas ao mesmo tempo é também uma felicidade que invade a alma, que tras paz, tranquilidade, alegria....
    Eu percebi que na maternidade tudo são fases, acredite que esta que vc está passando também vai passar!! ;)
    Tenha certeza que vc está fazendo o melhor que pode, e para o seu bb vc é a mãe melhor e mais perfeita do mundo, pq vc é a mãe dele!!
    Então, respira fundo, conta até dez, abre um sorriso pq vc é sim linda, corajosa, forte e demais!!
    Amanhã é um novo dia!!

    Se precisar, grita!!

    Bjos!

    Loreta #amigacomenta;)

    @bagagemdemae
    www.bagagemdemae.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sim, sim, sim, Não , não , naummmmmmmmm.
    Tudo é questão de tempo, há tempo para plantar e tempo para colher. Tempo para ficar quieto e tempo para falar. Tempo para chorar e tempo para sorrir. Mas depois que se é Mãe não somos mas uma somos muitas e todas juntas somos o Eu.
    Isso é ser Mãe. Com um filho somos duas, com dois somos tres, com tres somos quatro e assim vai, somente o tempo vai nos dar o tempo para recebermos de volta tudo de bom que fizemos Amor, respeito, compaixão e empatia se aprende em casa, se pular a lição a vida vai ensinar.
    Não somos Mães de Vitrine, não fazemos de nossos filhos bibelôs para expor, nós os amamos incondicionalmente....quando choram, berram, com fome, dor ou precisando de carinho. Quando acordam na madrugada e chamam pedindo.... Tete manhê é você que ele quer ao lado para dar-lhe o conforto e segurança para seguir adiante.
    Mãe de menino solteira tem que ser muito especial e se passamos por essa situação é porque podemos passar por muitas outras mais. Que façam delas um crescimento e façam do seu Menino um Homem com H, que honre suas escolhas que criem suas crias, que não tenham medo de chorar mas que errem e acertem ao lado que quem escolherem e cresçam exemplos de seres humanos. Exemplos que talvez não tenham tido daquele que deveria agradecer a Deus de joelhos por tão honrada posição de Pai de um ser tão lindo e perfeito e que no alto do seu egoísmo sucumbem a futilidade e abandonam suas crias aos cuidados daquela que se iludiu com o teatro. Dizem que a vida é um teatro em que atuamos sem direito a ensaio. Então cuidado pois quando os convidados vão embora , você pode dormir com um princípe e acordar com o sapo. Acontece, que existem excelentes atores na vida e nós ficamos encantadas, mas o deslumbre desaparece quando os filhos chegam e as contas aumentam, mentiras, desculpas, coitadosssssssssssss eles também tem Depressão pós parto, então que partam e nos deixe em paz que não sejam mesquinhos, que não tirem nossa tranquilidade seja para o trabalho, seja para cuidar do nosso serzinho especial. Todos temos muito a aprender e muitos choram encima da sua ganãncia sem direito a recuperar o tempo perdido. Lamentável. Consequências virão e que vençam os fortes e preparados. Que Você vença junto ao seu filho e que ele possa ter orgulho como já tem de estar ao seu lado de te chamar de mãe, de dar um cheiro e um abraço apertado tentanto compensá-la pelas "perdas" que lhe impuseram.
    Nada somos para julgar outros, por isso constatamos os fatos, aquilo que é possível e Deus dará a força que você necessita para crescer e estar pronta para uma vida nova, com toda a dignidade de ser Mãe Moderna de Menino. As preparadas a Vitória é certa. Sucesso

    ResponderExcluir


  4. السلامه عليكم ورحمة الله وبركاته نحن فى شركة الكمال نقوم بافضل واقوى المبيدات العالميه الموجودة

    التى تقضى على جميع الحشرات الطائره والزاحفة وابادة الحشرات
    شركة مكافحة حشرات بالطائف
    شركة مكافحة حشرات بجازان
    شركة مكافحة حشرات بحائل
    شركة مكافحة حشرات بحائل
    والسلامة عليكم وحمة الله وبركاته

    ResponderExcluir